Hora do Conto para alunos da EMEI

2016 está recheado de contações de histórias. Veja o que já rolou por aqui:

"Quem soltou o pum?"
A história é simples, mas a sacada é das boas: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Daí dá para tirar diversos trocadilhos, criando frases e situações realmente hilárias. É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum!
Mas não tem jeito, com o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes.

"O grande rabanete"
A história é narrada como um conto cumulativo ­forma que procura representar um treino de memória. As frases ­ simples ­são bastante adequadas aos que se iniciam na leitura, o que não quer dizer que sejam pobres; servem-se de recursos originais, como a repetição; o rabanete cresceu-cresceu e ficou grande-grande. Além do aspecto linguístico da obra, é possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano - a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da auto-estima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem-humorado e imprevisto final.

"Mas papai..."
Hora de os macaquinhos dormirem. Mas sempre falta alguma coisa para o soninho chegar...
Quem soltou o pum

O Grande rabanete

Mas, papai!

Conhecendo o acervo

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário