Roda de Leitura: Poesia e Mulheres



A Roda de Leitura do mês de março teve como tema "Mulheres e Poesia". Foram selecionadas poesias de escritoras mulheres, como Hilda Hilst, Angélica Freitas e Flora Figueiredo; além de poesias das mediadoras presentes, Lia Segre (jornalista formada pela ECA/USP) e Suzana Costa (artista plástica também formada pela ECA/USP). 

A Roda levantou um debate sobre a importância da diversidade na literatura brasileira, além do necessário protagonismo com a participação literária das mulheres. Por isso, as novas escritoras presentes incentivaram que as mulheres escrevam mais, mesmo que apenas como exercício de escrita.

Um dos poemas lidos foi "mulher de regime", de Angélica Freitas, que publicamos abaixo para você sentir um gostinho. Se quiser ler mais algum dela, é só clicar aqui: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1161161-quatro-mulheres.shtml

mulher de regime
eu me sinto tão mal
eu vou lhe dizer eu me sinto tão mal
engordei vinte quilos depois que voltei do hospital
quebrei o pé
eu vou lhe contar eu quebrei o pé
e não pude mais correr eu corria 10 km/dia
aí um dia minha mãe falou: regina
regina você precisa fazer um regime você está enorme
você fica aí na cama comendo biscoito
e usando essa roupa horrível que parece um saco de batatas
um saco de batatas com um furo pra cabeça
também não precisava óbvio que fiquei magoada
primeiro fiquei muito magoada depois pensei: ela tem razão
daí eu comecei regime porque me sentia mal
eu me sinto mal eu me sinto tão mal
troquei os biscoitos por brócoli queijo cottage e aipo
coragem eu não tenho de fazer uma lipo
eu me sinto tão mal por tudo que comi esse tempo todo
tão mal e tem tanta gente passando fome no mundo

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário