José Eurícledes Ferreira: patrono da biblioteca do CEU Vila Rubi

Durante a 3ª festa de aniversário do CEU Vila Rubi, preparamos um mural em homenagem ao nosso patrono, José Eurícledes Ferreira.


A seguir, texto disponível no mural:

JOSÉ EURÍCLEDES FERREIRA



Poeta, boêmio, repentista, jornalista e espírita tardio, José Eurícledes Ferreira teve uma trajetória de vida que em muitos aspectos assemelha-se com grandes personagens bíblicos. Tendo uma predestinação definida pelos altos, recusou-se o quanto pôde a seguir o seu destino como um apóstolo Paulo ou os profetas Samuel e Jonas, sem, contudo, chegar ao seu exagero do último.

De vida difícil pela perda prematura do pai, tornou-se arrimo de família e disso não reclamou. Alma gigante, não se contentou na vida de horizontes estreitos de sua cidade natal e rumou para João Pessoa, na Paraíba. De memória brilhante, vencia a todos com sua capacidade de assimilar qualquer conhecimento que estivesse ao seu alcance. De tal forma era sua inteligência que, não tendo a quem mais desafiar resolveu procurar novos ares e, como todo bom nordestino, rumou para o sul como aves de arribação que buscam ares quentes para viver. No seu caso, o aquecimento era o calor proveniente do conhecimento.

Formado em Direito, logo, se destacou em diversos cargos da área e acabou por se dedicar à Justiça Federal em São Paulo. Teria tudo para ter uma vida calma e sossegada, caso este fosse o seu destino, mas a mediunidade, que já se manifestava desde cedo foi se tornando mais e mais forte e freqüente até que, convencido pela esposa resolveu enfrentar seu destino, como o profeta Jonas, já que teimosia era traço forte em seu caráter. E foi ao centro espírita e, depois, ao encontro do médium Chico Xavier que, ao sentir sua presença chamou-o pelo seu nome, o qual seria a partir desta data a ser conhecido como “Formiguinha da luz”. Como o profeta Samuel, não reconheceu o chamado e o apelido como algo ligado a si. Até que, chamado pela terceira vez e incentivado pela mulher, finalmente teve que reconhecer que a formiguinha era ele.

A partir deste fato, que guarda muitas semelhanças com a conversão do apóstolo Paulo, iniciou uma fértil e prolífica vida de divulgador do espiritismo, seja como palestrante, seja como escritor de obras ditadas por espíritos ou de sua própria autoria que, conforme sua nova vida, não cessou nem com seu passamento e tornou-se uma verdadeira formiguinha transportadora da luz do alívio e conforto para vivos e desencarnados.

José Eurícledes Ferreira, agora já conhecido como Eurícledes Formiga, desencarnou em 9 de maio de 1983, em São Paulo e continua, até hoje como um espírito orientador enviando mensagens de conforto e esperança para todas as pessoas que queiram ouvir sua mensagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário