Retrospectiva 2010

Confeccionamos um mural com os principais acontecimentos e eventos culturais ocorridos durante o ano de 2010 na Biblioteca José Eurícledes Ferreira - CEU Vila Rubi.



* Processamento técnico dos livros;
* Mural em homenagem ao patrono: José Eurícledes Ferreira;
* Arte na Biblioteca;
* Hora do conto;
* Sarau literário;
* Mediação de leitura;
* Encontro com autor "Entre as orelhas do livro".


Sarau: Luiz Gama

No dia 26 de novembro aconteceu o

III Sarau Literário Luiz Gama
Luiz Gonzaga Pinto da Gama foi a primeira grande figura do movimento abolicionista brasileiro. Gama nasceu em Salvador, em 21 de junho de 1830, numa década marcada por várias revoltas dos negros. Seu trabalho garantiu a liberdade de muitos negros. A defesa das causas da abolição e da República fez com que Luiz Gama tivesse uma vida difícil, perto da miséria. Morreu em 1882, portanto antes da Abolição da Escravidão pela qual tanto lutou. E seu enterro foi um acontecimento notável.

Anselina Soares - coordenadora

Alunos do 6º ano da EMEF Vila Rubi declamando poesia

Alunos do 8º ano da EMEF Vila Rubi declamando poesia

José Eurícledes Ferreira: patrono da biblioteca do CEU Vila Rubi

Durante a 3ª festa de aniversário do CEU Vila Rubi, preparamos um mural em homenagem ao nosso patrono, José Eurícledes Ferreira.


A seguir, texto disponível no mural:

JOSÉ EURÍCLEDES FERREIRA



Poeta, boêmio, repentista, jornalista e espírita tardio, José Eurícledes Ferreira teve uma trajetória de vida que em muitos aspectos assemelha-se com grandes personagens bíblicos. Tendo uma predestinação definida pelos altos, recusou-se o quanto pôde a seguir o seu destino como um apóstolo Paulo ou os profetas Samuel e Jonas, sem, contudo, chegar ao seu exagero do último.

De vida difícil pela perda prematura do pai, tornou-se arrimo de família e disso não reclamou. Alma gigante, não se contentou na vida de horizontes estreitos de sua cidade natal e rumou para João Pessoa, na Paraíba. De memória brilhante, vencia a todos com sua capacidade de assimilar qualquer conhecimento que estivesse ao seu alcance. De tal forma era sua inteligência que, não tendo a quem mais desafiar resolveu procurar novos ares e, como todo bom nordestino, rumou para o sul como aves de arribação que buscam ares quentes para viver. No seu caso, o aquecimento era o calor proveniente do conhecimento.

Formado em Direito, logo, se destacou em diversos cargos da área e acabou por se dedicar à Justiça Federal em São Paulo. Teria tudo para ter uma vida calma e sossegada, caso este fosse o seu destino, mas a mediunidade, que já se manifestava desde cedo foi se tornando mais e mais forte e freqüente até que, convencido pela esposa resolveu enfrentar seu destino, como o profeta Jonas, já que teimosia era traço forte em seu caráter. E foi ao centro espírita e, depois, ao encontro do médium Chico Xavier que, ao sentir sua presença chamou-o pelo seu nome, o qual seria a partir desta data a ser conhecido como “Formiguinha da luz”. Como o profeta Samuel, não reconheceu o chamado e o apelido como algo ligado a si. Até que, chamado pela terceira vez e incentivado pela mulher, finalmente teve que reconhecer que a formiguinha era ele.

A partir deste fato, que guarda muitas semelhanças com a conversão do apóstolo Paulo, iniciou uma fértil e prolífica vida de divulgador do espiritismo, seja como palestrante, seja como escritor de obras ditadas por espíritos ou de sua própria autoria que, conforme sua nova vida, não cessou nem com seu passamento e tornou-se uma verdadeira formiguinha transportadora da luz do alívio e conforto para vivos e desencarnados.

José Eurícledes Ferreira, agora já conhecido como Eurícledes Formiga, desencarnou em 9 de maio de 1983, em São Paulo e continua, até hoje como um espírito orientador enviando mensagens de conforto e esperança para todas as pessoas que queiram ouvir sua mensagem.

Entre as orelhas do livro: Rodrigo Ciríaco

 projeto "Entre as orelhas do livro" visa a interação e troca de informações entre autores e comunidade/educadores. E nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, recebemos a visita de Rodrigo Ciríaco, autor do livro "Te pego lá fora" (Ed. Toró, 2008).

Recitando poemas e trechos de seus contos, Ciríaco entusiasmou seu público, formado por muitos professores, principalmente ao narrar o desenvolvimento de seus projetos e algumas histórias que o levaram a escrever o livro.
Sobre o livro: "Te pego lá fora" versa contos sobre o cotidiano de uma escola pública na periferia da Cidade de São Paulo.
Sobre o autor:
Rodrigo Ciríaco é formado em História e professor efetivo da rede pública estadual. Desenvolveu projetos de jornal, literatura, sexualidade e agora trabalha teatro com o grupo Os Mesquiteiros. É integrante da Cooperifa desde 2006 e já participou de diversos saraus.

Mais informações:
http://efeito-colateral.blogspot.com/

O melhor que existe no mundo são as crianças!

Todas as crianças do mundo deviam ser felizes, pois são elas o nosso futuro e são elas a nossa fonte de alegria... Ver uma criança sorrir, aquece o coração. (Fernando Pessoa).

A festa no céu, contada pela bibliotecária e coordenadora

Lembraça da biblioteca para as crianças que alegram o CEU Vila Rubi

Visita da EMEF

Alunos da EMEF

Hora do conto: Ciranda de anel e ceu

II Festa das tradições populares do CEU Vila Rubi


apresentou

Hora do conto na Biblioteca: Ciranda de anel e ceu


Hora do conto: Dez Sacizinhos

Andrezza - Bibliotecária


No mês de agosto todas as turmas da EMEI participaram do projeto hora do conto com o tema folclore. Os alunos conheceram um pouquinho sobre a temática através de vídeos e bate-papo descontraido. A história escolhida para nossa viagem folclórica foi "Os Dez Sacizinhos" de Tatiana Belinky. Ao final todos levaram máscaras do Saci-pererê para colorir na sala de aula e levar para casa.
Elaine - Bibliotecária

Empréstimo de livros

No mês de julho a equipe da Biblioteca deu atenção especial a inserção de livros no Sistema Alexandria on-line. Para colagem das etiquetas nos livros contamos com a ajuda da Izabela (Auxiliar técnico educacional) e da Jéssica (voluntária). O objetivo é agilizar o cadastro de leitores e liberação do acervo para empréstimo.

Elaine e Andrezza - Bibliotecárias


Izabela - Auxiliar técnico educacional

Agora falta pouco para que os alunos e a comunidade possam usufruir plenamente dos serviços disponíveis na Biblioteca do CEU Vila Rubi.

Especial José Saramago (1922-2010)

O autor português José Saramago morreu aos 87 anos, no dia 18 de junho de 2010. Saramago nasceu numa família pobre, foi operário e se iniciou tardiamente como escritor de ficção. Foi também jornalista e dramaturgo. Suas posições políticas renderam tantas polêmicas quanto seus lançamentos. Em 1998 ganhou o Prêmio Nobel e também o reconhecimento internacional.


"Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo”.
(José Saramago)

Recreação na Biblioteca

A arte também se faz presente na Biblioteca! Crianças e adolescentes podem se expressar e se comunicar artisticamente, além de ver suas obras de arte em exposição, durante um mês.
Foi o que aconteceu com os alunos do 1º ano C, da EMEF Vila Rubi: em homenagem ao Dia das Mães, a turma confeccionou tulipas em dobradura de diversas cores.
Crianças da comunidade também participaram, colorindo todos os caules das florzinhas. E o resultado não poderia ser outro... um belo jardim, visto por dentro e por fora da biblioteca.





Sarau: Monteiro Lobato

Agradecemos a presença de todos que participaram do II Sarau Literário "Monteiro Lobato". Confira alguns momentos!





Venha para o Sarau: Monteiro Lobato

Depois do sucesso do I Sarau Literário, com o tema "Consciência Negra", a biblioteca do CEU Vila Rubi realizará mais um evento surpreendente. Trata-se do II Sarau Literário "Monteiro Lobato".
Para quem não conhece, Monteiro Lobato (18/04/1882 - 04/07/1948) foi um escritor brasileiro muito importante, principalmente para a literatura infantil, com a criação do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Para o nosso sarau, está programado uma recepção com músicas que fizeram história no Sítio do Pica-Pau Amarelo e roda de conversas sobre o escritor e seus trabalhos.
Também teremos citação de poesias e fábulas, realizada pelos convidados.
E para encerrar, faremos um lanche em frente à telinha, com a exibição do capítulo "Memórias de Emília", produzida pela Rede Globo, na década de 1970.