Mediação com a EMEI

A mediação de leitura visa o compartilhamento entre os envolvidos sobre o prazer de ler, de conhecer e de descobrir o que os livros têm a oferecer. E é o mediador de leitura que aproxima o livro e a criança, a deixando fazer suas escolhas, lendo o texto, mostrando suas ilustrações, ouvindo atentamente, respondendo às perguntas, observando e respeitando suas reações.
Ao ouvir a leitura de um livro, as crianças estão aprendendo mais sobre a sua própria língua, tem contato com a linguagem escrita e narrativa, conhecem a visão do autor, podendo compará-la com a sua própria visão. Estão, acima de tudo, conhecendo o universo da leitura e o patrimônio cultural ao qual pertencem.
Neste caso, o livro é apenas uma das ferramentas da mediação, onde cada nova leitura é uma descoberta que permite renovar e reforçar o sentimento de existir.



Professora da EMEI mediando com seus alunos
E é por esses motivos que a EMEI do CEU Vila Rubi agendou para todas as terças e quartas-feiras, do 1º semestre de 2010, horários reservados para a "Mediação de Leitura" na biblioteca.

Assim, será possível introduzir o livro na rotina das crianças, por meio de um amplo acesso ao material impresso e permitir que cada jovem leitor seja atraído pelo detalhe da narrativa ou ilustração que o encante e conduza na sua própria descoberta.

FUNDAÇÃO ABRINQ. Mudando a História: subsídios e diretrizes gerais: educadores e referentes. São Paulo: Fundação Abrinq, 2010.