Mediação com a EMEI

A mediação de leitura visa o compartilhamento entre os envolvidos sobre o prazer de ler, de conhecer e de descobrir o que os livros têm a oferecer. E é o mediador de leitura que aproxima o livro e a criança, a deixando fazer suas escolhas, lendo o texto, mostrando suas ilustrações, ouvindo atentamente, respondendo às perguntas, observando e respeitando suas reações.
Ao ouvir a leitura de um livro, as crianças estão aprendendo mais sobre a sua própria língua, tem contato com a linguagem escrita e narrativa, conhecem a visão do autor, podendo compará-la com a sua própria visão. Estão, acima de tudo, conhecendo o universo da leitura e o patrimônio cultural ao qual pertencem.
Neste caso, o livro é apenas uma das ferramentas da mediação, onde cada nova leitura é uma descoberta que permite renovar e reforçar o sentimento de existir.



Professora da EMEI mediando com seus alunos
E é por esses motivos que a EMEI do CEU Vila Rubi agendou para todas as terças e quartas-feiras, do 1º semestre de 2010, horários reservados para a "Mediação de Leitura" na biblioteca.

Assim, será possível introduzir o livro na rotina das crianças, por meio de um amplo acesso ao material impresso e permitir que cada jovem leitor seja atraído pelo detalhe da narrativa ou ilustração que o encante e conduza na sua própria descoberta.

FUNDAÇÃO ABRINQ. Mudando a História: subsídios e diretrizes gerais: educadores e referentes. São Paulo: Fundação Abrinq, 2010.

Contação de Histórias

Durante os meses de março, abril e maio de 2009, a biblioteca recebeu todos os alunos da CEI, EMEI e EMEF do CEU Vila Rubi para participarem do projeto "Hora do Conto" realizado pelos bibliotecários e do projeto "Contação de Histórias", realizado pela contadora Márcia Moirá.


Bibliotecária Andrezza apresentando o livro do ratinho Filipe para os alunos do CEI


Bibliotecária Elaine contando a história do índio Kabá para os alunos da EMEI

Márcia Moirá com alunos da EMEF

Momentos assim são muito importantes para esses jovens leitores. São as histórias que permitem que crianças, jovens e adultos compreendam as relações, amadureçam sentimentos, agucem sensações e ampliem seus conhecimentos sobre este vasto mundo da narrativa.